Consertar o Mundo


Um grande jornalista estava em dificuldades para executar a tarefa pedida pelo seu chefe, a tarefa era escrever um editorial sobre "os graves problemas da humanidade e os meios de solucioná-los".
Levou o serviço para casa, mas não conseguia realiza-lo principalmente porque sua filhinha de sete anos falava alto com a boneca e não o deixava concentrar-se.
Encontrou sobre a escrivaninha um velho jornal que apresentava na primeira página a gravura do mapa-mundi, pensou chamou a menina e disse-lhe:
"Queridinha, quer um presente? Aqui está um mapa do mundo. Vou rasgá-lo em mil pedaços. Você deverá montá-lo novamente como melhor lhe apetecer. Faça com calma, bem devagarzinho, para que fique bem bonito!"
 Ali estava um quebra-cabeça para seu entretenimento.
Assim o pai volta ao seu trabalho satisfeito por afinal, ao ficar num ambiente calmo.
O pai apenas redigiu os primeiros períodos, quando a filha retorna exclamando:
- Papai, ganhei o presente!
Extremamente surpreendido, pergunta o jornalista:
- Você já terminou de montar? Em poucos minutos você consertou o mundo que estava totalmente despedaçado. Como conseguiu?
- Foi fácil! - explica a pequenina sorrindo - É que atrás do mundo havia a figura de um homem. Eu consertei o homem e o mundo ficou perfeito!
Naquele dia, escreveu o melhor editorial de sua vida, defendendo o princípio de que, reformando-se a parte - o indivíduo - necessariamente, se estará reformando o todo - a humanidade. 

0 comentários: