A leitura


Um menino ganhou uma medalha na escola como prêmio ao aluno que sabia ler melhor. 
Ficando muito feliz e orgulhoso. Quando a aula terminou voltou para casa correndo e entrou na cozinha como um furacão.
A velha empregada, que trabalha há muitos anos, ocupava-se no fogão. Sem nada comentar foi direto a ela, dizendo-lhe:
- Aposto que sei ler melhor do que você.
E estendeu-lhe o livro de leitura. Ela interrompeu o seu trabalho e tomou o volume. Examinando cuidadosamente as páginas, terminou por gaguejar:
- Bem, meu filho... eu...eu não sei ler.
- Haha eu tenho até medalha e Maria não sabe ler. Disse o filho.
Este ficou atônito. Sabia que seu pai estava em seu escritório àquela hora então logo foi para lá. Ele ergueu a cabeça quando o filho entrou em seu escritório e prestou atenção no ele lhe dizia:
- Imagine papai, a Maria não sabe ler. E é uma velha. Eu, que ainda sou pequeno, já ganhei até medalha. Olhe só! Eu estufei o peito para frente para que ele visse o meu troféu. E perguntei:
- Deve ser horrível não saber ler, não é, papai?
Com toda a tranquilidade, o pai ergueu-se, foi até uma estante e voltou de lá com um livro.
- Leia este livro para eu ver, meu filho. Foi maravilhoso você ter ganhado a medalha. Leia para eu ouvir.
O filho não titubeou, abriu o volume e olhou para o meu pai cheio de surpresa. 
As páginas continham o que parecia ser centenas de pequenos rabiscos.
- Não posso papai. Eu não entendo nada disto que está aqui.
- É um livro escrito em chinês!
Imediatamente o filho se lembrou do que fizera com a empregada. 

Então antes de se gabar pense o quanto ainda lhe falta aprender e não julgue a experiencia de cada um.

0 comentários: